ISSO TE INTERESSA?





BON, SAINT-CLOUD 
A origem desse projeto está na lida diária da companhia brasileira com possibilidades dramatúrgicas que permitam expandir a presença do ator e a percepção do público numa relação que se dê no momento presente e no lugar do teatro. A peçaé mais uma tentativa de encontrar o público e, dessa vez, através de uma narrativa condensada. 
Isso te interressa? é a tradução e a adaptação do texto Bon, Saint-Cloud, escrito por Noëlle Renaude em 2009, texto e autora ainda inéditos no Brasil. Saint-Cloud, a que se refere o título em francês, é uma pequena cidade, uma espécie de subúrbio burguês parisiense, onde pode-se ir passear aos fins de semana, ou simplesmente passar o dia, levar o cachorro pra correr, escapar da rotina diária.  
A peça é um percurso no tempo de pelo menos três gerações de uma família. São “pais, mães, filhos e cães” que poderiam fazer parte de qualquer família comum, em qualquer cidade do mundo. Nada de especial acontece. Não há grandes eventos, apenas os acontecimentos chave que determinam as trajetórias prosaicas das vidas dos personagens.  
Um pai que fuma, uma mãe que esquece, um filho que vai embora, uma filha que fica gravida, uma mãe que se separa, os filhos que não “estão nem aí”, um pai que morre, uma filha que morre, uma mãe que fica, uma mãe que decide morrer, um filho que volta, um filho que se lembra, os cachorros que estão por ali, o tempo que passa, as pessoas de quem lembramos, o lugar para onde queremos ir e o lugar de onde nunca saímos. 
Uma lente direcionada para a casa de uma família na qual podemos entrar. Uma máquina do tempo que nos propõe percorrer três gerações em uma hora. Um exercício da língua que falamos e da linguagem do teatro. Uma história que contamos de dentro e de fora ao mesmo tempo. 
Marcio Abreu
Curitiba, setembro de 2011.    

A AUTORA 
Nasceu em 1949 em Boulogne sur Seine, Hauts-de-Seine na França. Depois de terminar seus estudos de História a Arte e em Línguas Orientais começou a escrever com 27 anos, impetuosamente, e quase imediatamente, textos para o teatro.
Escreveu mais de vinte textos dentre os quais: L’Entre-deuxDivertissements touristiquesLe Renard du NordBlanche Aurore CelestePetits rôlesLunesLes Cendres et les lampionsLe PrunusA tous ceux quiGéo et ClaudieMa Solange, comment t’écrire mon desastreNeuf petites histoires d’apparitions et de disparitionsMadame Ka,  textos estes que foram encenados por grandes diretores europeus e traduzidos para o alemão, inglês,tchekopolonêscatalão... 
Em 1990, Le Renard du Nord recebeu o premio de melhor manuscrito de língua francesa no festival de Maubeuge. Em 1992 recebe o premio da SACD de “novos talentos do radio”. Também trabalha como tradutora e adaptadora de textos de línguas orientais.
Colaborou com a revista Canal de 1983 a 1987, com Théâtre Public até início dos anos noventa. De 1994 à 1996 faz parte dos redatores dos Cahiers de Processo revista editada pelo Centro Nacional de escrituras de espetáculo – La Chartreuse


Trajetória: 



# setembro de 2011 - estréia Teatro Novelas Curitibanas/ Curitiba-PR
# outubro de 2011 - Casa da Ribeira Natal-RN.
# março de 2012 - Teatro Glauce Rocha - Mostra Nacional FUNARTE de Dança
e Teatro/ MAMBEMBÃO2012. Rio de Janeiro-RJ
# abril de 2012 - Festival de Teatro de Curitiba - PR
# abril de 2012 - Itaú Cultural. São Paulo-SP
# junho de 2012 - CCBB Rio - I Cena Brasil Internacional
# junho de 2012 - Teatro Sérgio Cardozo - SP - I Cena Brasil Internacional
# junho/julho de 2012 - Temporada SESC Belenzinho SP
# julho de 2012 - Curta temporada Teatro Glaucio Gil. Rio de Janeiro-RJ
# setembro de 2012 - MIRADA Festival Ibero Americano de Artes Cênicas Santos-SP
# outubro de 2012 – FIAC Festival Internacional de Artes Cênicas Salvador-BA
# novembro de 2012 – Festival Nacional de Teatro de Recife

PRÊMIOS e INDICAÇÕES
2011 - INDICAÇÃO ao Troféu Gralha Azul nas seguintes
categorias: Iluminação, Melhor ator, Melhor ator coadjuvante.

2012 – Prêmio BRAVO! Bradesco Prime de Cultura – Melhor espetáculo
2012 – Prêmio APCA – Melhor espetáculo  

2013 - Indicados ao 2º Prêmio Questão de Crítica
Ator - Ranieri Gonzalez
Direção - Marcio Abreu
Elenco - Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini
Espetáculo - Isso te interessa?
Iluminação - Nadja Naira